segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O ANTIGO RELÓGIO

Na confluência da rua 14 com a Avenida Afonso Pena, às 9 horas do dia 23 de agosto de 1933, foi inaugurado o famoso Relógio de se transformou em ponto de referência da cidade, local de grandes reuniões e comícios políticos.

Era um belo monumento de uns cinco metros de altura de alvenaria, com um relógio de quatro faces (ou mostradores), cujas as baladas eram ouvidas em toda a vizinhança. A construção foi contemporânea à do Obelisco, durante a administração Ytrio Correia da Costa. Dois marcos que despertavam o orgulho dos campo-grandenses.

A iniciativa foi do comandante da Circunscrição Militar, coronel Newton Cavalcante, um militar energético, realizados e extremamente interessado na nossa cidade.

Foi dele a diligencia de procurar o prefeito Ytrio Correia da Costa e propor, para os festejos da cidade do ano 1933, três importantes realizações: a construção de um relógio público e de um obelisco nos altos da Afonso Pena, bem como a organização da primeira feira de amostras, que desencadeou a série de exposições Agropecuárias.

Dele, igualmente a ideia de criar o Estádio Municipal de Futebol, que mais tarde tomou o nome de Belmar Fidalgo em homenagem a um sargento esportista.

Um dia resolveram demolir o relógio em homenagem ao progresso. Em lugar do alargamento da rua, pelo corte das ilhas laterais, o que certamente acomodaria os problemas de trânsito, entenderam as autoridades que era mais fácil sacrificar o monumento.

Mais tarde pensaram em fazer a mesma coisa com o Obelisco. Felizmente venceu o bom senso e a notável obra apareceu.
Foto Relógio inauguração em 1933. (Imagem retirada da revista “Revista ARCA, lançada em 1990”).

Figura ilustrativa Relógio (Imagem retirada da revista “Revista ARCA, lançada em 1990”).

Vista frontal. (Imagem retirada do projeto de reforma em 1970).

Secção. (Imagem retirada do projeto de reforma em 1970). 

Vista perspectiva. (Imagem retirada do projeto de reforma em 1970).

Referências:

Revista: (A ARCA-PATRIMONIOS)
Arquivo histórico de Campo Grande.

ARQUIVOTECA, Arquivo histórico de Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário